domingo, 25 de abril de 2010

Irã dispara cinco mísseis de teste no Golfo Pérsico

A noticia a seguir foi retirada do site G1.

A Guarda Revolucionária, o exército ideológico do regime iraniano, dispararam neste domingo dia 25 de abril de 2010, cinco mísseis durante testes no Golfo, apresentados por um alto funcionário como uma resposta às "ameaças nucleares" dos Estados Unidos.

Mísseis terra-mar e mar-mar foram disparados simultaneamente contra os alvos, anunciou o canal estatal de TV, sem apresentar mais detalhes.

Um deles tinha alcance de 300 km, afirmou a agência de notícias Fars, acrescentando que outros dois mísseis, Noor ("luz") e Nasr ("vitória"), também foram testados, sem indicar, no entanto, seu alcance.

Os testes terrestres, aéreos e navais têm o objetivo de comprovar a capacidade da Guarda Revoluciomária "de preservar a segurança do Golfo Pérsico, o estreito de Ormuz e o Golfo de Omã", segundo o general Hossein Salami, subcomandante dessas tropas de elite.

Cerca de 40% da produção mundial de petróleo provêm da região do Golfo e grande parte transita pelo estreito de Ormuz, segundo dados do departamento americano de Energia.

Por Nayara Viana Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário