segunda-feira, 5 de abril de 2010

Estados Unidos e Russia entram em acordo para redução de armamento nuclear


A Rússia(Dmitri Medvedev a esquerda) anunciou que chegou a um novo acordo com os Estados Unidos(Barack Obama a direita) para a redução do arsenal nuclear dos dois países.
A Casa Branca foi mais cautelosa e disse que o tratado está quase fechado, mas deu a entender que o acordo deve ser assinado em abril, o que seria um marco na reaproximação com os russos. Afinal, a confiança estava abalada por causa dos planos do ex-presidente George Bush, que pretendia construir um escudo antimísseis no leste europeu.


Na pratica o novo acordo devera reduzir de 2200 para 1600 ogivas nucleares de cada uma das super potencias atomicas, tambem cortando pela metade o arsenal de bombas e misseis navais e terrestres. Este tratado virá para substituir o tratado START 2 assinado em 1971 e expirado em dezembro.
Obama quer conseguir uma nova redução, onde cada uma dos paises, passa a ter apenas 1000 ogivas.
Agora que os Estados Unidos da America estão se desarmando, o resto do mundo poderá dar mais ouvido ainda a sua causa contra o Irã, que está em busca de energia nuclear, ate então, apenas energia, porém, o medo cresce para os demais países de que o Irã vá desenvolver ogivas nucleares.

Por Vinicius Alvarenga de Almeida Lage

Nenhum comentário:

Postar um comentário