segunda-feira, 17 de maio de 2010

Criança que perdeu a mãe no Haiti é trazida para o Brasil

Um menino haitiano está há quatro meses sob custódia da justiça em São Paulo. Ele foi encontrado em uma estação de metrô e é vítima de tráfico internacional de crianças.

Numa estação de metrô na zona leste de São Paulo que o menino de 11 anos foi encontrado, no fim do ano passado. Policiais o entregaram ao Juizado da Infância e Adolescência.

Falando em Creóle, o dialeto haitiano, o menino contou que foi retirado da sua família no Haiti antes do terremoto de janeiro passado.

Segundo o juiz, o grupo de crianças do qual o menino fazia parte foi primeiro para a Argentina, depois Paraguai, Bolívia e finalmente o Brasil.

Daqui, ele iria para a Guiana Francesa. Não se sabe se este era o destino final ou a porta de embarque para a Europa.

O menino contou que conseguiu fugir do cativeiro em São Paulo. Ele está sob proteção policial.
O juiz que cuida do caso não pôde dar entrevista informou que a família da criança foi localizada no Haiti. A mãe morreu no terremoto. O pai quer o menino de volta. A Polícia Federal investiga o caso. Mas não há pista do paradeiro das outras crianças. A Interpol foi acionada.

O desembargador Antônio Carlos Malheiros, que é o coordenador da área da Infância e Adolescência do Tribunal de Justiça, conversou com o menino e ficou impressionado com a história que ele contou.

“Ele sugere que houve uma entrega por algum parente e não fala de violência de uma sonegação violenta. Ele fala que foi retirado do Haiti”.

O Tráfico de crianças é um problema grave no Haiti. Depois do terremoto só piorou Autoridades haitianas chegaram a prender integrantes de uma organização humanitária americana suspeita de retirar ilegalmente crianças do país. Descobriu-se depois que nem eram órfãos e tinham sido vendidas pelos pais.

Por Vinicius Alvarenga de Almeida Lage

Nenhum comentário:

Postar um comentário